Um oásis no meio de uma área fortemente concretada, assim é a Horta da Vila Nancy, também conhecida como Horta da Dona Helena.
Implantada em 1986 pela moradora Guaraciaba Elena Aparecida, 70 anos, e seu esposo Osmar Tadeu, 73 anos, juntamente com voluntários que auxiliam no plantio e manutenção do terreno localizado no bairro de Guainazes, doado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo. A horta incentiva o cultivo de alimentos orgânicos como alface, almeirão, cenoura, couve, chuchu, espinafre, escarola, rúcula, salsinha, além de inúmeras frutas e flores.
Frequentemente visitada por estudantes, professores, pesquisadores e até estrangeiros a Horta da Vila Nancy é referência no bairro e produz alimentos orgânicos, que são cultivados de maneira sustentável e não prejudicam a saúde, pois não usam inseticidas e fungicidas no controle de pragas.
Conectada ao projeto jardins comestíveis através da permacultora Bia Goll com quem já realizou inúmeras atividades, Dona Helena e sua horta foram fundamentais para que Renda Guainás pudesse acontecer. Foi lá que foram produzidas as cerca de 8500 mudas que compõem o desenha da obra do artista Jean Paul Ganem. Independente do projeto que tem tempo de duração, a horta, com seus 6 mil m2, está lá há quase 40 anos e merece uma visita sempre que possível.
SERVIÇO
Horta Comunitária de Vila Nancy
Endereço: Rua João Batista Nogueira, 642 – Vila Nancy
Horário de atendimento: das 8 às 17 horas
Contato: (11) 2035-7036