o projeto

PARQUE LINEAR GUARATIBA

conceito

O encontro do conceito dos sofisticados jardins franceses ornamentais com um espaço carente de vegetação e plantas.

Fodo do conceito - Jean Paulo Ganem
decor-projeto01

“Os desenhos lembram os refinados jardins dos castelos franceses. O parque não tem um canteiro colorido e o projeto trará em pouco tempo abundância de formas e cores que contrastam com o lugar árido. Nesta edição de 2024, o espaço e a comunidade ganham ainda mais, já que a obra Renda Guaianás passa a ser permanente, um viveiro escola de LandArt.”


Jean Paul Ganem

espécies utilizadas no landart

Os jardins utilizam uma mescla de flores, verduras, legumes e pancs (plantas alimentícias não convencionais) para compor o desenho de Land Art proposto por Jean Paul Ganem.

BEGÔNIA ASA DE ANJO

NOME CIENTÍFICO:

Begonia coccinea

USO

Com seu sabor azedinho, a begônia é uma flor comestível que cai muito bem com saladas e pratos frescos

BATATA DOCE VERDE CLARA

NOME CIENTÍFICO:

Ipomoea batatas

USO

Todas as partes dessa hortaliça podem ser comestíveis, incluindo suas folhas e brotos que após breve cozimento, se tornam saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção fácil e abundante.

AZEDINHA

NOME CIENTÍFICO:

Rumex acetosa

USO

Graças ao seu sabor peculiar e azedo, usa-se na elaboração de vários pratos, cozida ou em saladas. A sopa de azedinha é um prato popular em vários países europeus. Também apresenta efeitos diuréticos e elevado conteúdo de Vitamina C..

ALFACE ROXA

NOME CIENTÍFICO:

Lactuca sativa L

USO

Usada em saladas, a quantidade de antioxidantes na alface roxa é maior do que a alface verde. Além disso, a alface é rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte de fósforo e cálcio.

BATATA ROXA

NOME CIENTÍFICO:

Ipomoea batatas

USO

Alimento milenar, a batata-doce é um alimento rico em carboidratos complexos, promovendo maior saciedade. É rica em fibras e tem um conjunto de vitaminas que fazem dela, um tubérculo nutritivo e versátil no cardápio do dia a dia.

NIRÁ

NOME CIENTÍFICO:

Allium tuberosum

USO

O nirá é amplamente reconhecido na culinária, destacando-se por sua versatilidade no preparo de pratos da cozinha chinesa, japonesa e ocidental. Além disso, é popular como uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), sendo suas flores abertas e hastes florais partes frequentemente consumidas.

PEIXINHO-DA-HORTA

NOME CIENTÍFICO:

Stachys byzantina

USO

Alternativa para substituir o peixe em dietas veganas, o peixinho-da-horta tem leve sabor de peixe frito. É conhecido por ajudar nos processos de cura das afecções pulmonares.

TRAPOERABA

NOME CIENTÍFICO:

Commelina

USO

Planta comestível, é possível preparar suas raízes, folhas e flores refogadas ou escaldadas, e há relatos de que a seiva da planta trapoeraba é benéfica no tratamento de infecções oculares.

todos temos a
possibilidade de

inspirar o futuro

parque

Localizado ao longo do Ribeirão Guaratiba, afluente do Rio Itaquera, no bairro de Guaianases, zona leste de São Paulo, possui uma área de quase 30 mil m² e serve como um oásis num deserto de concreto que a ocupação desordenada da região resultou. O Parque possui vegetação formada por áreas ajardinadas, gramados e arborização esparsa. Sua fauna é composta por 33 espécies, sendo em sua maioria aves.

Parque Linear Guaratiba

horta

Sem uma horta próxima do projeto tudo teria sido muito mais difícil de ser implementado no Jardins Comestíveis do Parque Guaratiba na 1ª edição em 2022.  A Associação da Horta da Vila Nancy foi essencial para o sucesso do projeto, e que agora em 2024, a proposta é ativá-la para produção de uma série de itens saudáveis e comercializáveis e para programas de capacitação em culinária e jardinagem. E nesta 2ª edição, contamos com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente que apoia institucionalmente a iniciativa e também com fornecimento de mudas para o viveiro-escola.

foto da horta

quem faz a horta da vila nancy

Um time de seres humanos incríveis botou a mão na massa para fazer com o que o Jardins Comestíveis nascesse, conheça abaixo um pouco mais sobre essas pessoas especiais.

Dona Elena

Tadeu

Tonhão

Wallace

salsinha_esq2

LOCALIZADO EM GUAIANASES, EXTREMO LESTE DE SÃO PAULO, O PARQUE GUARATIBA É UM ENCLAVE VERDE, CERCADO DE CONCRETO POR TODOS OS LADOS

salsinha_direita2

FICHA TÉCNICA

OBRA DE LANDART

ARTISTA Jean Paul Ganem
DIREÇÃO GERAL Mozart Mesquita
PERMACULTURA Bia Goll
COORDENAÇÃO TÉCNICO E AGROFLORESTEIRO Yuri Timoner

PRODUÇÃO EXECUTIVA Flávia Barion
RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL – Andreia Caciji

OFICINAS

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO OFICINAS Ana Paula Jones, Juliana Mangaba, Ana Cris
RECONHECIMENTO DAS PLANTAS/ALIMENTAÇÃO Bia Goll
DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO Ana Paula Jones (Raízes da Tradição)
FOTOGRAFIA *Em breve*
TERRITÓRIO E MEMÓRIA/ENTREVISTAS Dona Elene

COMUNICAÇÃO

COORDENAÇÃO  Naila Broisler
DIREÇÃO DE ARTE Lorota Design
WEBDESIGN Lorota Design
PROGRAMAÇÃO Ezio Lorenzetti
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Raquel Luccat

ADMINISTRATIVO

PRESTAÇÃO DE CONTAS Ivete Gomes
PROJETOS DE LEI Luli Hunt

ASSESSORIA GERAL Agel Pimenta
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Lyam Leandro

CONTABILIDADE  SRJ Assessoria Empresarial
ASSESSORIA JURÍDICA  Martins, Basile e Menezes Advogados